CASTRAÇÃO

O que é a castração?

A castração de machos e a esterilização de fêmeas é uma cirurgia que impedirá a procriação. É feita por um médico veterinário e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral.

A esterilização do macho é mais fácil e mais rápida (a cirurgia dura em média 5 minutos), requerendo menos cuidados no pós-operatório.

A esterilização das fêmeas – que consiste em retirar útero e ovários – requer alguns dias de atenção após a cirurgia até à completa cicatrização. A cirurgia dura em média 15 minutos.

Actualmente muitos veterinários utilizam nova técnica para a esterilização das fêmeas, na qual o corte é menor, tornando a cirurgia e a recuperação mais rápidas.

Por que esterilizar/castrar seu animal?

É fundamental sensibilizar a população para esta necessidade, como acto de amor e responsabilidade. Só assim poderá diminuir o número de animais abandonados e sacrificados, evitando-se crias indesejadas – pois a principal causa do abandono é o descontrole das populações de cães e gatos errantes.

Uma gatinha com vida reprodutiva pode deixar até 2.000 descendentes em 6 anos, não existindo, obviamente, capacidade para todos eles.

Vantagens da Castração

Fêmea:

· O cio deixa de ocorrer;
· A fêmea deixa de atrair machos e procriar;
· Diminui o risco de cancro das mamas e elimina o cancro do útero;
· O animal fica mais calmo.
· As fêmeas e os machos não engordam por causa da Castração. Em 30 % dos casos o apetite aumenta, mas se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia esse problema tende a diminuir.
· Fêmeas castradas antes da puberdade reduzem em 90% as probabilidades de terem cancro de mama.

Machos:

· É mais simples que nas fêmeas.
· O animal fica mais calmo;
· Diminui o risco de fugas atrás de fêmeas;
· Diminui a necessidade de marcar território;
· Não terá cancro nos testículos;
· Estará menos sujeitos a tumores anais.

Além de todas estas vantagens, sai muito mais barato uma castração ou uma esterilização que cuidar de toda uma ninhada, alimentação dos filhotes e da mãe, higiene, remédios, vacinas, desparazitantes, e o mais importante, para uma pessoa responsável que não abandone o seu animalzinho na rua, sujeitando-o a violência, doenças, a passar fome, etc.. a dificuldade em encontrar donos responsáveis para as ninhadas.

Curiosidades Reprodutivas

  • Após 6 meses, tanto os machos quanto as fêmeas estão aptos à reprodução.
  • Cada fêmea felina pode ter até 3 partos por ano, (aproximadamente 15 filhotes por ano).